19 dezembro 2008

VITAMINA D E O SOL: estado de conhecimento


A vitamina D é encontrada em grande quantidade no óleo de peixe e em menor teor nas carnes e alimentos derivados da carne. A vitamina D presente nos alimentos pode existir na forma de vitamina D3 ou vitamina D2 Ela também está disponível em alimentos fortificados (leite, derivados do leite, margarinas e cereais matinais) e suplementos alimentares. Além das fontes alimentares, a vitamina D também pode ser obtida por meio da síntese endógena de vitamina D3, que ocorre na pele na presença de luz solar. Contudo, poucas evidências sugerem que a exposição à luz solar aumenta as concentrações no organismo.

Além disso, é importante ressaltar que a exposição à radiação ultravioleta (UVA e UVB) aumenta o risco de câncer de pele que é o tipo de câncer mais freqüente no mundo.A síntese endógena de vitamina D depende apenas dos raios UVB. Mas a mesma radiação UVB que também é responsável pelo aparecimento do câncer.Desta forma, levanta-se uma questão importante: existe um nível de exposição solar seguro para manter as concentrações adequadas de vitamina D sem aumentar o risco de câncer de pele? De fato, ainda não há um consenso sobre a dose de exposição solar que garanta um risco mínimo de desenvolvimento de câncer de pele.

Sendo assim, a obtenção de vitamina D por meio de alimentos como substitutos da exposição solar pode ser uma forma de abster o risco de câncer de pele e garantir uma boa absorção de cálcio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails