16 dezembro 2008

" ABUSE" DAS OLEAGINOSAS



*
As frutas oleaginosas - nozes, avelãs, amêndoas, castanha do Pará, macadâmia, entre outras, estão sendo cada vez mais valorizadas pelo seu valor nutricional e propriedade funcional. Diversos estudos epidemiológicos demonstram uma relação inversa entre doença cardiovascular e consumo de oleaginosa. Destacam-se suas propriedades antioxidantes, das quais o resveratrol é o principal representante. Além desse fitoquímico, as oleaginosas possuem outros compostos com a finalidade de prevenir o estresse oxidativo, como a vitamina E, selênio, manganês, magnésio, zinco e gordura monoinsaturada.

As oleaginosas também são boas fontes de proteína, fibra dietética, e ácidos graxos essenciais como o ácido oléico, ômega-3 e ômega-6. Seu alto teor de arginina a torna um grupo alimentar de grande interesse na prevenção das doenças cardiovasculares por reduzir a agregação plaquetária e ação vasodilatadora pela liberação de um componente químico chamado óxido nítrico. Além disso, os fitoesteróis demonstram importante efeito hipocolesterolêmico por inibir a absorção dietética e biliar de colesterol. Dentre as oleaginosas, destaca-se a avelã pela sua maior concentração de vitamina E, gordura monoinsaturada, selênio e manganês.


Apesar de todos os seus benefícios a atenção deve ser dada às quantidade ingerida para quem se encontra em dieta com restrição calórica, pois devido à sua grande quantidade de gordura "boa" elas possuem alta densidade energética. Dica de consumo: 30g por dia!!!






E BOAS FESTAS!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails